Como Tocar Contrabaixo {TOCAR BAIXO SEM VIOLÃO}

Rate this post

Como Tocar Contrabaixo do Zero,Aprenda Agora.

Curso como tocar contrabaixo.Curso completo Aprenda Contrabaixo sem sair de casa, no horário que desejar. matricule-se no curso aqui

A primeira coisa que tem ficar claro para nós,é que o acorde sendo maior ou menos, com sétima, nona ou qualquer outra anotação não vai interferir na leitura da cifra. A única coisa que vamos observar é qual a nota do acorde (Dó, Ré, Mi, Fá, etc) e se é um acorde sustenido (#) ou bemol (b).

A sequência clássica das notas, como vocês já sabem, é Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, e Si. O que nem todo mundo sabe, no começo, é que existem algumas notas entre essas sete notas. São os sustenidos, ou bemóis.

Entre o Dó e o Ré por exemplo, existe uma nota, que é conhecida por Dó sustenido, ou então Ré bemol. A mesma coisa ocorre entre o ré e o mi, onde se encontra a nota Ré sustenido, ou também chamada de Mi bemol.

baixo notas

baixo cifras

Do Mi para o Fá, não existe esse intervalo, não temos um “Mi sustenido”, ou “Fá bemol”.

A nota seguinte ao Mi é o Fá, e aí sim segue-se o mesmo raciocínio para as próximas notas. Temos o Fá sustenido (ou Sol bemol) que fica entre o Fá e o Sol.

Assim por diante, até chegar na nota Si. Após a nota Si também não tem sustenido, vamos direto para o Dó, e aí as notas se repetem.

As principais técnicas do contrabaixo elétrico,aprenda como tocar contrabaixo de maneira simples.

Muitas são as técnicas a ser utilizadas no contrabaixo elétrico, mas exemplificaremos duas mais utilizadas na execução do instrumento.

Pizzicato: Consiste em tocar as cordas com os dedos indicador e médio da mão direita para que as notas digitadas na escala com a mão esquerda possam soar.

Essa técnica foi decorrente da influência do contrabaixo acústico, entretanto, foi aperfeiçoada por pesquisadores como Jaco Pastorius e Stanley Clark, fazendo com que se tomasse mais popular e peculiar a sonoridade e linguagem musical atual.

Slap: consiste em bater (martelar) nas cordas com o dedo polegar, para dar a intenção de explosão e puxar as cordas com o dedo indicador, para a intenção de estalo.

Essa é a única técnica característica do contrabaixo, ou seja, é a única que foi criada especificamente para ser executada no contrabaixo elétrico. Ela se caracteriza por dar uma intenção percussiva na execução do instrumento e é muito usada em estilos como funk e derivados.

As funções do contrabaixo elétrico

Hoje em dia o contrabaixo elétrico exerce três funções na música:

A primeira delas é a função básica de condução, ou seja, de dar força e peso harmônico e fundamento rítmico.
A segunda é a função de instrumento improvisador e executor de melodias (temas);
A terceira é a função de instrumento solo, ou seja, que executa temas (músicas) compostos exclusivamente para o contrabaixo ou que exijam uma atuação predominante e marcante do instrumento.

quer aprender contrabaixo agora

Como tocar contrabaixo? Túlio Mello desenvolveu um método que vai te ensinar o passo a passo,iniciando do zero.

Você vai aprender tocar contrabaixo de uma maneira simples veja abaixo o conteúdo do curso.

Ao final do curso você recebera um certificado conclusão.

quero me escrever nesse curso agora

Sobre o Professor Túlio de Melo

Meu nome é Túlio de Melo, comecei a tocar contrabaixo com apenas 10 anos de idade, na adolescência eu troquei a bola de futebol pelo contrabaixo e ingressei em bandas, o que me proporcionou um aprendizado muito rico, prático e intenso.

Ao longo dos Anos eu me aperfeiçoei com mais profundidade na teoria musical e comecei a complementar meus estudos com aulas de violoncelo. Tive aulas com os mais experientes professores de músicas do Brasil e Hoje estudo licenciatura em música.

Eu sei que é difícil acreditar, mas você será mais um dos meus alunos satisfeitos em aprender a tocar contrabaixo com uma técnica inovadora e muito fácil de tocar qualquer coisa no contrabaixo sem precisar passar horas e horas estudando aqueles mesmos exercícios repetitivos de sempre.

CONHEÇA o curso agora

leia: como tocar violão

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *